Nossos Programas

Propriedade Intelectual e Proteção de Dados

  • 09 de maio a 03 de outubro de 2019
  • quintas-feiras, quinzenalmente, das 9h às 12h45
  • 40h/aula
  • R$ 8.556,00

A Propriedade Intelectual e o Direito da Proteção e Segurança de Dados constituem hoje disciplinas afins. Podem ser considerados, sem quaisquer dúvidas, a mais importante vantagem concorrencial nos mercados complexos. O domínio de seus principais assuntos e variantes tornou-se, nos últimos anos, indispensável a qualquer profissional jurídico.

As atuais economias de plataformas, os desafios da inteligência artificial, da robotização, bem como a recente legislação sobre proteção de dados revolucionaram o mundo do Direito e exigem de cada um novo desenvolvimento e atualização de seus conhecimentos pessoais.

 

Público-alvo

Profissionais jurídicos com, no mínimo, 4 anos de experiência profissional após a graduação e que atuem na área empresarial.

 

Temas

– Transformação das Indústrias tradicionais para economias de plataforma;
– Os dados e a economia digital;
– O direito de propriedade intelectual e as economias digitais;
– Patrimonialização dos dados e intangíveis que geram vantagens competitivas, aspectos regulatórios;
– A Nova lei de Dados Brasileira (LGPD) e o GDPR, precursor Europeu;
– Temas práticos acerca da LGPD e julgados europeus que influenciam o cenário brasileiro;
– Compliance e relatórios de impacto exigidos pela LGPD, um passeio pela prática;
– Criações digitais e privacy by design;
– Inteligência Artificial, Machine Learning, robôs, realidade virtual: patentes, softwares, direitos autorais e dados;
– Nova visão de contratos, mindset nas empresas, visão reputacional, gestão com perspectiva digital, o papel do consumidor titular dos dados.

 

*temas sujeitos a alterações

 

Método do Caso

O Programa Focado “Propriedade Intelectual e Proteção de Dados” utiliza o Método do Caso em suas sessões. No início do Programa, o aluno recebe um casebook com todos os casos que serão utilizados ao longo do curso. A opção pelo Método do Caso possibilita desenvolver uma série de habilidades analíticas e formar espírito crítico, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Por meio de estudo individual, trabalho em equipe e sessão geral, o Método propicia um processo de análise que contempla todos os critérios e alternativas possíveis, ferramentas necessárias para a elaboração de melhores propostas de ação.

Coordenação Acadêmica

Flávia Murad

Doutora em Direito da Propriedade Intelectual pela Universidade de Lorraine, na França, Mestre em comércio internacional pela Universidade de Paris V, sócia de Mansur Murad Advogados, Coordenadora do núcleo de PI do CEU Law School.

Graziela Galli

Mestre em Direito pela USP. Ampla experiência como executiva jurídica com atuação em empresas nacionais e multinacionais. Program on Negotiation pela Harvard University. LL.M. em Direito Empresarial pela PUC. Professora do CEU Law School.

Professores

Ana Cristina Perdomo Gomez

Pós-graduação em Direito Empresarial pela FGV, e participante do Stanford Ignite Program em Innovation, Management and Enterpreneur em 2018. Membro do Women in Law for IT, Juridico de Saias, da International Association of Privacy Professionals e Comitê de Compliance Digital da LEC. Advogada em São Paulo. Professora Conferencista do CEU Law School.

Luis Guilherme Valente

Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador visitante da Queen Mary University of London (Reino Unido) e do Institut d’Études Politiques de Paris (França). Advogado em São Paulo. Professor Conferencista do CEU Law School.

Luis Henrique Vieira

Especialista em Direito Societário pelo INSPER. Advogado em São Paulo. Professor Conferencista do CEU Law School.

Fábio Ramos

Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e em Direito Societário pelo INSPER/SP. MBA em Gestão Jurídica de Seguros e Resseguros pela Escola Nacional de Seguros – ESNS/FUNENSEG. É certificado pelo Chartered Insurance Institute/Londres em Processos Técnicos de Resseguros. Advogado em São Paulo. Professor Conferencista do CEU Law School.

Jorge Matsumoto

Mestre e doutorando em Direito Internacional do Trabalho pela USP. MBA em Administração de Empresas pela FIA-USP e especialização em Diplomacia Econômica pela Unicamp. Advogado em São Paulo. Professor Conferencista do CEU Law School.

Hermínia Leitão Mendes

Engenheira de produção pela UFRJ, especialista em Propriedade Industrial pela Unicamp. Coordenadora da Comissão de Desenhos Industriais da ABPI. Professora Conferencista do CEU Law School.

Nicola Fuganholi

Engenheiro Químico e Mestrando em Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica pela USP. Engenheiro de Patentes e de Desenhos Industriais. Professor Conferencista do CEU Law School.