Nossos Programas

Gestão de Conflitos

Programa Focado

  • 31 de julho a 25 de setembro
  • quartas-feiras, quinzenalmente, das 14h às 17h45
  • 20 horas-aula
  • R$ 7.200,00 (condições especiais para matrículas antecipadas)

O recurso ao Poder Judiciário não é mais a única forma de solução de controvérsias na esfera pública e privada. Inovações legislativas trouxeram a lume novos mecanismos de pacificação e de desenlace de conflitos.

A lei de mediação, a de arbitragem, assim como a negociação e os denominados Dispute Boards Resolution, rompem paradigmas e incentivam o uso de métodos menos beligerantes e menos dependentes da atuação estatal, que nem sempre consegue responder às demandas com a rapidez e tecnicidade necessária à pacificação social.

Nesse novo contexto, o advogado, o gestor de empresa, o gestor público e mesmo os particulares em conflito precisam se despir de seus preconceitos e vaidades para deixar de impor suas vontades à força e procurar resolver os antagonismos, sempre que possível, mediante o consenso.

Na impossibilidade de se alcançar um bom termo, porém, é preciso estar ciente de alternativas ao Poder Judiciário, como sói acontecer com as Arbitragens, a qual sofre os influxos oriundos da pecha de ser um procedimento custoso. A tomada de decisão, todavia, deve ser melhor sopesada tendo em vista os prós e os contras de se socorrer de um mecanismo mais célere e mais especializado, em vez de se lançar nas aventuras judiciais em assuntos para os quais os Tribunais não estão devidamente preparados para enfrentar.

A boa gestão de conflitos, portanto, passa, necessariamente, pelo conhecimento de todas as potencialidades de cada um dos mecanismos citados e em que medida cada um deles é mais ou menos recomendável, segundo os interesses, as partes e os ânimos dos envolvidos.

O curso de Gestão de Conflitos, ora apresentado, tem o objetivo de apresentar os métodos alternativos de solução de controvérsias e propiciar ao aluno a vivência prática da tomada de decisões necessária à gestão de conflitos.

Público Alvo

Programa destinado a gestores jurídicos de empresas e de escritórios, com, no mínimo, 10 anos de experiência profissional e 2 anos de gestão.

Temas*

• Técnicas de Negociação para Profissionais Jurídicos;
• Estratégias Processuais;
• Negócio Jurídico Material e Processual;
• Mediação Empresarial;
• Arbitragem de Conflitos Empresariais;

 

*Sujeito à alterações

Professores*

Elias Marques de Medeiros Neto

Pós-Doutorando em Democracia e Direitos Humanos, com foco em Direito Processual Civil, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-Doutor em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professor do CEU Law School.

Rafael Marinangelo

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
Advogado em São Paulo.