Nossos Programas

Gestão de Conflitos

Programa Focado

  • 31 de julho a 25 de setembro
  • quartas-feiras, quinzenalmente, das 14h às 17h45
  • 20 horas-aula
  • R$ 7.200,00 (condições especiais para matrículas antecipadas)

O recurso ao Poder Judiciário não é mais a única forma de solução de controvérsias na esfera pública e privada. Inovações legislativas trouxeram a lume novos mecanismos de pacificação e de desenlace de conflitos.

A lei de mediação, a de arbitragem, assim como a negociação e os denominados Dispute Boards Resolution, rompem paradigmas e incentivam o uso de métodos menos beligerantes e menos dependentes da atuação estatal, que nem sempre consegue responder às demandas com a rapidez e tecnicidade necessária à pacificação social.

Nesse novo contexto, o advogado, o gestor de empresa, o gestor público e mesmo os particulares em conflito precisam se despir de seus preconceitos e vaidades para deixar de impor suas vontades à força e procurar resolver os antagonismos, sempre que possível, mediante o consenso.

Na impossibilidade de se alcançar um bom termo, porém, é preciso estar ciente de alternativas ao Poder Judiciário, como sói acontecer com as Arbitragens, a qual sofre os influxos oriundos da pecha de ser um procedimento custoso. A tomada de decisão, todavia, deve ser melhor sopesada tendo em vista os prós e os contras de se socorrer de um mecanismo mais célere e mais especializado, em vez de se lançar nas aventuras judiciais em assuntos para os quais os Tribunais não estão devidamente preparados para enfrentar.

A boa gestão de conflitos, portanto, passa, necessariamente, pelo conhecimento de todas as potencialidades de cada um dos mecanismos citados e em que medida cada um deles é mais ou menos recomendável, segundo os interesses, as partes e os ânimos dos envolvidos.

O curso de Gestão de Conflitos, ora apresentado, tem o objetivo de apresentar os métodos alternativos de solução de controvérsias e propiciar ao aluno a vivência prática da tomada de decisões necessária à gestão de conflitos.

Público Alvo

Programa destinado a gestores jurídicos de empresas e de escritórios, com, no mínimo, 10 anos de experiência profissional e 2 anos de gestão.

Temas*

• Técnicas de Negociação para Profissionais Jurídicos;
• Estratégias Processuais;
• Negócio Jurídico Material e Processual;
• Mediação Empresarial;
• Arbitragem de Conflitos Empresariais;

 

*Sujeito à alterações

Coordenação Acadêmica

Ana Claudia Karam Abdallah dos Santos

Diretora do CEU Law School. Professora do Departamento de Direito, Economia e Negócios do CEU Law School. Doutora em Direito pela USP. Consultora em Gestão Estratégica.

Professores

Adriana Braghetta

Doutora e Mestre em Direito pela USP. Ex-presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). Membro do Governing Board do ICCA e de comitês em diversas instituições acadêmicas e arbitrais: ILA, ICC, ICDR, CCBC, CIESP e AMCHAM. Co-coordena grupo de Arbitragem em escritório em SP. Professora do CEU Law School.

Alexandre Palermo Simões

Especialista em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Extensão universitária em Advanced Negotiation pela Harvard University, Estados Unidos. Professor do CEU Law School.

Elias Marques de Medeiros Neto

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos, com foco em Direito Processual Civil, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-Doutor em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professor do CEU Law School.

Rodrigo de Lima Vaz Sampaio

Pós-doutor em Direito pela USP. Pós-doutor em Direito Privado pelo Max-Planck Institut Hamburg.