Notícias

Todos Posts

A nova direção estratégica do Jurídico

Desafiada pela economia digital, a liderança jurídica encontra força, hoje, longe do discurso técnico- resolutivo e mais próxima ao cliente – estratégia certeira para retomar seu protagonismo no mercado  Por Ana Claudia Karam*  Foram-se os tempos em que a advocacia se bastava aos silos de relações e conhecimentos exclusivamente jurídicos. Agindo de maneira reativa, sem prezar o custo-benefício e apenas a fim de cumprir o certo (e oblíquo) “foco no cliente”, o que se aprofundou até então foi a lacuna (…)

artigo completo

Enfim, sem mais tardar: A Lei Geral de Proteção de Dados entrará em vigor no Brasil

A lei legítima é aquela aprovada no adequado processo legislativo e sua entrada em vigor, após a vacatio legis, é símbolo de garantia para cidadãos, empresas e órgãos públicos. As relações sociais continuam, no entanto, a fluir  durante este período de vacância, conforme normas anteriores ainda aplicáveis ou na ausência de uma disciplina legal. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD ou LGPDP), Lei 13.709, de 14 de agosto de 2018, foi inspirada no Regulamento Geral sobre Proteção de (…)

artigo completo

Entrevista – Rodrigo Salerno

No quadro Plenário em Pauta, da Rádio Justiça, o professor Rodrigo Salerno analisa decisão trabalhista de dano moral coletivo em processo julgado. Ouça aqui.

artigo completo