Conheça a Escola

Método do Caso

Aprendizado Dinâmico e Eficaz

O método do caso é uma metodologia de ensino que usa casos reais de organizações ou situações de negócio para colocar os alunos no papel dos decisores que foram confrontados com decisões difíceis em algum momento. Em contraste com outros métodos de ensino, o método do caso exige que os professores evitem dar as suas próprias opiniões sobre as decisões em causa. Em vez disso, a principal tarefa dos professores que usam o método do caso é pedir aos alunos para elaborarem e defenderem soluções para os problemas centrais de cada caso.

Objetivo do Método do Caso

O método do caso dá aos alunos a capacidade de rapidamente perceberem o sentido de um problema complexo, de chegarem a uma solução razoável, e comunicação da solução aos outros de uma forma sucinta e eficaz. No decurso deste processo, o método do caso, realiza também um certo número de outras coisas, cada uma delas valiosa por si só. Excitando o interesse dos alunos, o método do caso fomenta o interesse por assuntos profissionais. Ao colocar os temas num contexto concreto, o método do caso facilita a aprendizagem dos fatos, a nomenclatura, as convenções, as técnicas e procedimentos. Ao fornecer a discussão de temas concretos, o método do caso incentiva ao diálogo profissional. Ao promover a prática na arte da tomada de decisão, o método do caso refina o julgamento profissional. Ao fazer perguntas difíceis, o método do caso capacita os alunos a reflectirem sobre as exigências peculiares de sua profissão.

Fases do Método do Caso

1

Estudo Individual

Com o apoio de leituras e ferramentas conceituais, toma decisões e elabora propostas de ações.
2

Trabalho em Equipe

Expõe análises e soluções, reafirma sua linha de pensamento e argumentação ou encontra alternativas construídas com a equipe.
3

Sessão Geral

Analise conclusões de todos junto com o professor, que atua como facilitador e guia das conclusões possíveis.

Principais Resultados

1 Equilíbrio e firmeza
2 Capacidade de discernir detalhes
3 Visão Sistêmica
4 Análise rigorosa dos fatos
5 Ampliação da tomada de decisões: alternativas e critérios
6 Escuta, ponderação, análise e reflexão
7 Aprimoramento do trabalho em equipe
8 Estruturação e execução de um plano de ação

Conheça a Escola

O CEU Law School,  fundado em 1972 em São Paulo, pelo eminente jurista Dr. Ives Gandra da Silva Martins, tem como missão formar profissionais de excelência e sentido humanístico, capazes de servir a sociedade e promover seu desenvolvimento por meio do exercício da liderança e prestação de serviço jurídico de excelência. A Escola foi o primeiro centro de pós-graduação não universitário a outorgar o título de especialização lato sensu em Direito Tributário no Brasil. Oferece hoje o Executive LL.M em Direito Empresarial e o LL.M. em Direito e Prática Empresarial.

Saiba Mais

É uma Escola que cuida do profissional sem descuidar do lado humano

“O ser humano é muito acolhido aqui nessa escola, existe todo um amparo que se dá ao aluno. É uma escola que cuida do profissional sem descuidar do lado humano, e isso me parece um diferencial muito grande em relação ao que se encontra no mercado.”

Logo na Entrevista Notei a Estrutura da Escola

“Sou do Rio de Janeiro e já vinha procurando voltar a estudar. Fiquei encantada com o programa nas áreas em que atuo no Direito Empresarial. Logo na entrevista notei a estrutura da Escola, a diferenciação do programa e principalmente o acolhimento no atendimento. Pego a ponte aérea quinzenalmente e acho muito bom ter um dia dedicado a estudar.”